segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Desacelerar

Brincar,brincar e brincar! É disso que criança precisa. Quando li no site Slow Kids " Questões relacionadas à criança com base na desaceleração" logo quis saber mais sobre o conceito.
E assim que chegamos ao evento no Parque Villa Lobos já entendi. É o melhor projeto infantil que já fomos em São Paulo. A criança tem à disposição tudo que uma criança realmente precisa:
*Natureza
*Atenção
*Brinquedos
*Brincadeiras tradicionais
*Espaço
*Estrutura segura
Em meio a tantas outras crianças, elas brincam, conversam, trocam, riem e se envolvem naturalmente, sem precisar explicações ou monitoramento. A criatividade flui a alegria também.
É preciso desacelerar mesmo, no sentido de perceber que criança precisa de tinta, lápis de colorir, correr descalça na grama, subir em árvore, conhecer novas crianças, muito mais que ir às aulas de inglês, judô, ballet, e usar os eletrônicos dos pais.
Criança precisa sim estudar, absorver informações e ter atividades extracurriculares, ser responsável e ter valores desde sempre  que levarão para toda vida, mas não como adulto. Não como fator principal da sua infância.
Precisamos evitar que sejam os eletrônicos o maior aliado dessa geração, a busca por consumir o que não precisa, a procura pela felicidade falsa criada pela televisão e uma alimentação podre induzida pela mídia.
Descontrair, desacelerar, desmistificar, deixar criança ser criança, pegar no pincel e pintar o que quiser como quiser, desenhar uma árvore azul e um sol cor de rosa, pular sem limitações, correr sem preocupação.
O projeto ensina de forma objetiva e natural processos como reciclagem, colaboração, troca de brinquedos, leitura, passeios pela natureza e muitas atividades legais. Meu super agradecimento ao Infinito Circular Ambiental que proporcionou para nós o que as minhas meninas mais gostam: "pintar com tinta" como elas dizem.